o que é cupcake
o que é cupcake
o que é cupcake

O que é Cupcake: como surgiu e curiosidades


 

O que é Cupcake: como surgiu e curiosidades

Com certeza você já deve ter ouvido falar em cupcake ou visto por aí nas docerias, eles são aqueles mini bolinhos recheados e com coberturas que levam toques decorativos e deixam ainda mais saborosos.

Esses bolos são muito vistos em diversos tipos de ocasião, já que além de ser algo muito prático de se fazer, ainda pode variar para cada tipo de lugar, já que pode receber uma decoração diferenciada.

Os cupcakes caem muito bem em festas de aniversário para crianças com decorações coloridas desenhos, e até mesmo para eventos formais que podem cortar com enfeites mais sérios. Enfim, desde as crianças até os adultos, eles realmente caíram no gosto das pessoas e cada vez mais eles estão fazendo parte da vida das pessoas.

Afinal de contas, os cupcakes são super fáceis de fazer, desde o modo de preparo até a hora de enfeitá-los. Fazer cupcakes dos mais variados sabores vão combinar muito bem com as suas festas;

Neste artigo você ainda vai poder conferir uma deliciosa receita de cupcake tradicional de chocolate, mas antes, veja abaixo como ele surgiu, toda a sua história e também algumas curiosidades.

Como surgiu

Muitas pessoas são apaixonadas por cupcake e adoram experimentar os mais diversos sabores, desde os mais tradicionais até mesmo aqueles feitos com combinações bem diferentes. Mas, uma pergunta que muita gente pensa é: como este delicioso doce surgiu, sua história?

Bem, por ele estar muito em alta nos dias de hoje, é comum que as pessoas pensem que o cupcake surgiu há pouco tempo. Mas, muito ao contrário disso, este delicioso bolinho já existe a 200 anos.

Além disso, embora muita gente também pense de que ele surgiu nos Estados Unidos, ele nasceu no Reino Unido. Cupcake vem da língua inglesa e significa “bolo de xícara”. Mas, ao contrário das receitas de hoje que geralmente levam chocolate e muitas outras coisas, a receita original deste bolo continha leveduras de cerveja, água de rosas, noz, canela e também as frutas secas.

Desde a sua criação, este bolinho já fez muito sucesso e isso se deve ao rápido modo de preparo e ainda por ficar pronto em um curto tempo de espaço. Suas primeiras receitas eram totalmente voltadas para o universo infantil e por isso, encontrá-los feitos de chocolate eram muito mais fácil e sempre os mais pedidos.

Mas, com o tempo este doce foi tomando forma e ganhando outros sabores e também novas receitas. Hoje ele já pode ser encontrado em diversos tipos de sabores, massas, recheios e também formatos.

Além disso, também existem no mercado muitas lojas que são especializas nestes doces. Com isso, muitos chefes de cozinha, aderiram ao mini bolinho e nos dias de hoje fazem muito sucesso com os seus clientes.

curdo de cupcake em video
o que é cupcake

o que é cupcake

Curiosidades

Entre os sabores mais pedidos, podemos citar: chocolate, baunilha, morango, coco, doce de leite e muito mais. Até mesmo máquinas para preparar cupcakes já existem no mercado e facilitam ainda mais no seu modo de preparo.

Portanto, aquela velha e boa desculpa de que não sabe cozinhar, já virou coisa do passado. Afinal de contas, você pode fazer cupcakes em máquinas próprias para isso e seguir o passo a passo de alguma deliciosa receita.

Mas, toda essa história te deixou com água na boca? Então, que tal colocar uma deliciosa receita em prática? E já que o chocolate é o doce mais pedido, logo abaixo, mostraremos a receita tradicional de um belo cupcake de chocolate com uma cobertura incrível e muito saborosa.

É uma excelente opção que agrada crianças e adultos, e nesta época de final de ano vão ficar excelentes na sua mesa natalina. Confira:

Receita de cupcake de chocolate

Ingredientes

  • ¾ de xícara de óleo de soja
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

Uma das maiores vantagens de fazer cupcakes é pelo fato de que qualquer pessoa pode conseguir fazê-lo, até mesmo quem não tem tanta afinidade assim com a cozinha. Isso porque, não tem segredo! Eles são rápidos e extremamente fáceis de fazer.

E para o cupcake de chocolate, o modo de preparo deste delicioso bolo é muito simples e prático, e para facilitar ainda mais o processo dos bolinhos e a sua praticidade na cozinha, segue abaixo todo o passo a passo em tópicos:

1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, entre eles o chocolate, açúcar, fermento e a farinha.

2. Misture cuidadosamente e enquanto isso comece a acrescentar aos poucos de forma lenta e sempre mexendo o restante dos ingredientes, o leite, óleo e os ovos.

3. Coloque as forminhas para cupcake dentro de uma forma de alumínio ou então uma grande dica que dá certo é utilizar as formas de empada ao invés das de papel, e com uma concha vá enchendo cada uma delas com a massa, deixando sempre ¼ sem massa. Pois, se colocar muita massa pode transbordar.

4. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25 minutos ou até dourar. Você pode usar o auxílio de um palito para ver se a massa está boa, ele deve sair seco.

Cobertura de chocolate

Ingredientes

  • 1 colher de margarina
  • 1 colher de leite para amolecer
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • Chocolate granulado

Modo de preparo

1. Em uma panela, leve ao fogo médio todos os ingredientes, somente deixa de lado o granulado e o leite. Mexa bem sempre para o mesmo sentido para não empelotar.

2. Quando desgrudar do fundo, acrescente o leite e mexa ainda mais até chegar a um ponto de brigadeiro.

3. Depois é só despejar sob os cupcakes e finalizar com o granulado que além de fazer parte da decoração ainda dá um sabor especial.